CAMPO DO RIBEIRO REAL DEU A CONHECER

O NOVO PROJECTO «ÁRBITRO EM FORMAÇÃO»

Há cerca de 15 dias, num dos muitos campos da Madeira, lá íamos nas nossas “contas” e, ups… Lá estavam em campo alguns árbitros jovens, acompanhados de outros mais experientes…

Lá pensamos nós: aqui há algo, aqui há gato mas como não quisemos nesse momento questionar o que lá se passava, perdemos o exclusivo…! Tratava-se tão somente de uma prova viva de que o novo projecto do Conselho de Arbitragem da Madeira, intitulado “Árbitro em Formação” da Madeira estava, efetivamente em curso.

Como as fotos que vão surgir no site Bola Gira o comprovam, este novo projecto que é inédito em Portugal, foi apresentado no início da tarde de ontem, no Campo do Ribeiro Real, em Câmara de Lobos, durante o jogo de iniciados que opôs o Jardim da Serra à AD Machico B. Ali estiveram o presidente da Direcção da Associação de Futebol da Madeira, Rui Coelho e o número um e dois do Conselho de Arbitragem da Madeira, Roberto Santos e Flávio Silva, respectivamente.

Uma iniciativa inédita em Portugal que visa apoiar, acompanhar e valorizar os jovens árbitros nas suas primeiras experiências em competições oficiais.

Como já se tinha dado a entender no início desta peça, o propósito desta nova “ferramenta” é o de « criar um ambiente de aprendizagem seguro, pedagógico e inclusivo, permitindo que os árbitros que se encontram em fase inicial do seu percurso possam desenvolver as suas competências de forma gradual, confiante e livre de pressões externas ou comportamentos desajustados». Mais, a AFM refere que o seu sucesso «dependerá do envolvimento e compromisso de todos os agentes desportivos — treinadores, jogadores, dirigentes, pais e adeptos».

Refira-se ainda que os jovens árbitros passarão a utilizar uma braçadeira identificativa com a inscrição “Árbitro em Formação”.

COMPARTILHAR