DINARTE FERNANDES ELOGIA CATARINA SERRÃO

«EVOLUÇÃO NOTÓRIA AO LONGO DESTES ANOS E O RESPEITO GANHO POR COLEGAS E ADVERSÁRIOS»

É, certamente, um dos rostos mais visíveis do futebol de formação da AD Xavelhas dos últimos anos. E é também, seguramente, um dos maiores conhecedores da bola da jovem Catarina Serrão, uma atleta de 11 anos que foi recentemente convidada a vestir as cores do SL Benfica num evento internacional que terá lugar na cidade espanhola de Léon, de 31 de Março a 2 de Abril.
Um profundo conhecedor desta artista que a sublima em vários pontos como se poderá ver mais à frente, destacando aspectos mais ligados à parte técnica mas também outros tão ou mais importantes e que têm a ver com a sua pessoa. Dinarte Fernandes, o coordenador do futebol jovem da AD Xavelhas, técnico de Catarina Serrão, sempre ligado à sua evolução, confrontado pela nossa página, que também é site e magazine, começou por relembrar que ela é um produto da formação do clube, recordando ainda o facto de ali ter começado com a sua irmã Daniella, uma atacante que hoje em dia representa o CS Marítimo.

«A Catarina chegou ao clube em 2017 para seguir as pisadas da irmã na condição de avançada mas logo percebeu que o seu lugar era na baliza na geração de 2011», começa por dizer, recordando ainda aquele que se pode definir como “ponto de viragem”. «Depois de um torneio na Ribeira Brava, ela chegou ao pé da equipa técnica que era composta por mim e pelo Vítor Alves e disse que a partir daquele momento iria ser guarda-redes».

O tempo passou, o trabalho aconteceu, foi prosseguindo com a atleta a revelar, refere «dedicação, empenho e muita vontade para trabalhar numa posição específica». A evolução, constata, foi bem notória com a sua atitude, a sua conduta, a revelar-se também decisiva.

Foi melhorando a sua comunicação, o seu jogo de pés e a sua presença entre os postes. Foi revelando segurança e boa elasticidade sendo destemida a sair aos pés dos adversários.

O mister Dinarte Fernandes fala ainda das «noções básicas de jogo» apontando como como exemplo a «noção do espaço», conservando tudo o restante e que de uma forma muito simplista se resume a toda uma qualidade que Catarina indubitavelmente carrega e que é mesmo muita para a sua idade. Ao ponto de hoje em dia o seu valor já ter ultrapassado as fronteiras da ilha. Dinarte Fernandes não está nada surpreendido e opina. «Sim, actualmente é das melhores do seu escalão e os resultados individuais têm sido notórios. A sua evolução, ao longo de todos estes seis anos foi também notória e, naturalmente, ganhou o respeito de colegas e adversários, chamando a atenção dos maiores clubes de Portugal». Restará saber é se após a sua participação neste Torneio Internacional em Espanha os holofotes da fama também não a passarão a conhecer nos circuitos internacionais, levando também a bandeira do seu actual clube, a AD Xavelhas, a esses hemisférios.

COMPARTILHAR